Pequenos detalhes: Splash Of Silver Barbie Doll

     Ontem foi o aniversário de 55 anos da Barbie. Muitas felicitações, elogios e declarações de amor na rede do tipo: ” Barbie você é minha vida”, ” Barbie eu te amo”, ” Continue linda”, ” Barbie, a linha playline e collector andam uma merda” (mentira, essa última é minha!). No meio de tanta vela, bolo, açúcar e confetes nada de dar as caras uma possível boneca comemorativa.

     Mas mudando um pouquinho de assunto, quero falar da juventude da Barbie. A imagem vendida e reproduzida continua sendo a de linda, jovem e rica, e tudo isso é ótimo. Barbie é a versão loira e feminina do Peter Pan, e por extensão a sua Dreamhouse a Neverland de Malibu. Os sonhos impossíveis continuam sendo reproduzidos e a juventude celebrada. Claro que, se as bonecas comemorativas reproduzissem sua real idade ou medidas não teríamos talvez o glamour que é perpetuado em nossos imaginários.

Botox ali, botox lá e nem toda diva às vezes se mantém diva. Os ventos sopram e deixam os cabelos mais brancos. Mas não posso ignorar que já tivemos também uma ótima e maravilhosa versão de uma boneca mais velha que era linda: a vovó da Happy Family.

Imagem: pmshirl / ebay

Imagem: pmshirl / ebay

      Além dos cabelos grisalhos e das rugas, a vovó ainda tinha o corpo diferente de uma boneca convencional (ponto pra Mattel, coleção linda por sinal). Divaguei, falei de rugas e botox, e você aí deve estar se perguntando: ” Mas Igor, o que tem a ver bonecas de comemoração, envelhecimento e osteoporose?” e “Por que esse texto todo no Pequenos detalhes?”.

     Em 2009 Barbie completou 50 anos. Muita coisa foi feita para celebrar essa data: eventos em diversos lugares do mundo, convenções, bonecas comemorativas como 50th Anniversary Barbie Doll ou Generations of Dreams Barbie Doll, além das bonecas daquele ano virem com um selo comemorativo nas caixas referente ao aniversário da boneca. Apesar das duas bonecas citadas serem produzidas especialmente para celebrar a data, nenhuma outra boneca para mim captou tanto a essência desta comemoração do que a Splash of Silver Barbie Doll. Para começar: a própria aparência da boneca é de uma cinquentona. Conservada, mas visivelmente uma senhora super elegante. Apesar do corpo ModelMuse e da falta de rugas, a mecha branca dos cabelos deu o ar de maturidade e sofisticação que essa boneca carrega. Primeira da série Metal Precious assinada pelo designer Robert Best, a boneca para mim é a verdadeira boneca dos 50 anos. Alguns poderão discordar, mas é essa a impressão que tenho e isso foi o que me motivou a comprar essa belezinha. Acompanhe comigo os pequenos e ricos detalhes dessa boneca, uma das minhas Laras preferidas.

Splash Of Silver Barbie Doll

No dia 1º de maio de 2009 foi lançada a primeira boneca platinum label da série chamada de Metal Precious collection.

Splash Of Silver Barbie Doll

O nome da boneca pode ser traduzido livremente como ” respingo de prata”, e é essa a cor predominante em todo o visual. Uma vez que a cor é associada ao metal e ao seu brilho metálico, por aproximação o cinza é uma representação possível. Daí o cinza predominante dos pés a cabeça da boneca.

Splash Of Silver Barbie Doll

A começar pela maquiagem, os tons de cinza/prata predominam no olho da boneca. Nota-se uma leve base de sombra marrom nos cantos dos olhos próximos aos cílios. A pintura da sobrancelha é bem marcada, acentuando os olhos dela e desviando o nosso olhar dos poucos cílios pintados na boneca. O batom é rosado e levemente cintilante para não carregar na maquiagem.

Splash Of Silver Barbie Doll

Brincos semelhantes podem ser vistos em Silkstones. Em ModelMuse tem se tornado cada vez mais raro o uso de acessórios de metal.Em forma de estrela e com um pingente na ponta, esse brinco cravejado de pedras é um charme.

Splash Of Silver Barbie Doll

A forma dos cabelos é diferente da apresentada no protótipo, que é mais leve e solto. Na boneca real muita goma e uma telinha presa aos cabelos e cabeça usada para manter a forma dos cabelos.

Splash Of Silver Barbie Doll

O cocktail dress é um dos pontos altos da boneca.

Splash Of Silver Barbie Doll

Com alças bem fininhas, o decote é bem acentuado. Gosto muito deste vestido, principalmente por explorar a sensualidade e feminilidade da mulher.

Splash Of Silver Barbie Doll

Laço de cetim, lantejoulas e paetês estão em harmonia neste visual.

Splash Of Silver Barbie Doll

Três tipos de tecidos muito utilizados nos vestidos de outras bonecas são usados de uma só vez no vestido da Splash: a última camada (forro) é de cetim cinza, a do meio uma renda delicada e florida e por cima o chiffon.

Splash Of Silver Barbie Doll

Pequenas lantejoulas e paetês aplicados na renda para dar pontos de brilho dentro do vestido.

Splash Of Silver Barbie Doll

Uma bolsinha delicada de cetim para acompanhar no visual.

Splash Of Silver Barbie Doll

A meia calça deixa a boneca ainda mais elegante.

Splash Of Silver Barbie Doll

Sandálias também em cinza. Esse modelo praticamente é o oficial de 80% dos looks das bonecas, apenas com variações de cores.

Splash Of Silver Barbie Doll

A descrição da boneca no BC faz jus a ela: celebra a maravilhosa urbanidade da vida na cidade, vestida de forma fascinante e pronta para a noite.

Splash Of Silver Barbie Doll

Elegância e sofisticação.

Splash Of Silver Barbie Doll

Pronta pra celebrar os 50 anos com muito estilo.

Splash Of Silver Barbie Doll

Visual completo da boneca.

Splash Of Silver Barbie Doll

A tiragem limitada.

Splash Of Silver Barbie Doll

A caixa com o croqui na tampa, lindo por sinal. Queria que todas as bonecas luxosas acompanhassem o croqui. E de quebra a minha assinada pelo Robert Best na convenção de 2011.

Splash Of Silver Barbie Doll

O verso da caixa e um selo estampado de comemoração aos 50 anos de Barbie.

      A coleção Metal Precious não poderia começar de forma melhor. Seguiu-se com a maravilhosa Glimmer of Gold, passando pela bela Pinch of Platinum e terminou de forma drástica com a brega e exagerada Rush of Rose Gold (por sinal a mais desvalorizada e mais barata de todas, prova de que não agradou muito). Da coleção só não comprei a última, e até hoje não entendo o porquê de terem lançado uma quarta boneca se os três metais preciosos já haviam sido representados. Em breve apresentarei as outras duas.

     Dito tudo isso e mostrado em detalhes a Splash of Silver, torço para que mais bonecas que representam a beleza da maturidade possam configurar o time de bonecas do BC e que comemore os anos reais de Barbie (quem sabe uma versão glamourosa da vovó hein?)

     Espero que tenham gostado.

     Até o próximo post,

     Igor.

15 comentários sobre “Pequenos detalhes: Splash Of Silver Barbie Doll

    • Eu por muito tempo me questionei se comprava ou não para completar a coleção. Tive até a oportunidade de comprar uma que o número do certificado era o número 1!!! Não achava que a número 1 caia nas mãos de colecionadores, achei que ficava com a Mattel. Mas enfim, acabei deixando passar. E não foi influência alheia não, por que muita gente gostou, mas quando olho para aquela manga bufante, as luvas e aquele cinto de vinil preto em cima do vestido eu broxo. Sem contar a botinha preta pra matar de vez o visual. Acho que vou ficar com a coleção incompleta mesmo…

  1. Linda demais, mas a glimmer é muito top. Todas as bonecas deveriam vir com o cartão do croqui, acho que o que a gente paga cobre o custo da impressão. Parabéns pela doll.

  2. Olha amigo, ainda bem que vc cita que tem gente que irá discordar e eu (obviamente) sou um! Rsrsrsrsrsrs. Sabe que gosto muito dessa coleção e até a cafoninha da Rush eu comprei; porém não consigo deixar de achar a Splash uma prima pobre da Judith Leiber…
    Nesta coleção acho apenas a Glimmer maravilhosa, a partir da Pinch foi só decadência pois acho-a uma boneca muito “fraquinha” pra um selo Platinum.

    • Não consigo correlacionar as duas bonecas. Só por causa do molde Lara? Por que os vestidos não tem nada a ver, e cabelo menos ainda. Eu já fui democrático e me adiantei em dizer que eu sinto ela como a verdadeira boneca comemorativa por que eu sabia que o senhor ia discordar de mim, rs. E vou te dizer o por quê que eu não acho a boneca 50th anniversary tão representativa para essa data: não é por conta de não parecer velha, mas do próprio vestido. O material me parece tão ordinário como aqueles vestidos coloridos das Fashionistas. Dá impressão que todos os paetês vão descolar e o “tecido” descascar. Acho o vestido da Splash bonito e aparentemente resistente aos efeitos do tempo, já o da 50th… Posso estar enganado, não sei.

      • Sei lá, pode até ser piração minha. Acho a Judith lindíssima, mas quando tive a oportunidade de vê-la de perto notei várias semelhanças além do molde de rosto e corpo. Brincos são parecidos, as rendas de ambos vestidos são iguais (portanto as da Judith ficam mais expostas), ambos vestidos tem aplicação de mini lantejoulas, sandálias iguais, os 2 vestidos tem cintos arrematados por laço, mesmo estilo de meia-calça… Muitas semelhanças pro meu gosto. Rsrsrsrs.
        Sobre sua dúvida referente à 50th Anniversary, o vestido não é de má qualidade. O da minha nunca descascou e nem soltou os paetês, mesmo estando fora da caixa a anos; acredito que se você adquirir uma não se arrependerá de forma alguma. Porém na minha opinião as bonecas mais representativas de aniversário de 50 anos foram a Generations of Dreams pelo fato de “contar a história” da Barbie através das ilustrações do vestido e a Debut por ser uma versão luxuosa da primeira Barbie.

  3. Desta coleção, só tenho olhos pra Glimmer of Gold, a única que eu acho realmente divônica. Mas essa sua avaliação da Splash deu uma bela valorizada, acaba se tornando minha segunda favorita. A maquiagem dela é impecável, e gostei de como você a descreveu como sendo uma senhora (uma verdadeira loba!). Ponto pra você e pro seu senso de humor (a Rush of Gold Shit deveria ser queimada aos montes em uma grande fogueira, muito xexelenta!).

    • Acho as duas maravilhosas Mieke. E gosto mais ainda por que são bonecas únicas, não tem dobradinha de versão caucasiana e afrodescendente. A mais simples mesmo é a Pinch, a única decepção que tive com ela foi o cabelo. A Rush nem falo nada, tenho agonia de ver a boneca. E eu ainda espero até hoje que lancem uma dessas bonecas Platinum Label versão única negra. Quem sabe a próxima da Black & White collection. Estou na torcida.

      • Estou há muito esperando (sonhando) que lancem alguma negra com rosto Louboutin. Desconfio que ficaria absurda de linda! Mas pelo andar da crise criativa na Mattel, capaz de inventarem é uma Aphrodite AA. •_•

  4. Oi Igor!

    Adorei o post, e apesar de não ter um foco especifico (Não mais, e sim, tentar te todos os moldes já lançados) com certeza teria essa doll se ela não fosse uma $$$ Platinum Label $$$.

    Achei a Splash realmente com cara de mulher poderosa! Não sou fã de Lara (Ok, não me mate) mas essa realmente é um espetáculo. Cara mesmo de senhora rica… e posso ser mais sincero ainda? No protótipo ela não tá tão poderosa, o cabelo ta diferentissimo e a pele mais branquinha.

    Casos raros na minha opinião, de achar o protótipo pior do que a doll. Só uma coisa não gostei, olhando minuciosamente, tem muitos fiapinhos de costura. Ao meu ver, PL deve ser a perfeição da perfeição, mas isso com certeza não seria um contra pra não comprar a boneca!

    😉

    Abraços!

    • Oi Rafael. Nossa eu já achei o contrário, prefiro o cabelo “solto ao vento” do protótipo. Eu acho o molde Lara bem versátil, mas não é meu preferido. E com essa boneca conseguiram fazer algo diferente das tradicionais Laras de cabelos loiros ou pretos. Abraço.

Deixe um comentário

