Barbie Birthday Wishes 2017

     Olá para todos os leitores que aqui frequentam e que gostam dos meus textos, estou de volta! Após um longo recesso e com muitas saudades de escrever aqui estou eu para elogiar, criticar (acho que mais criticar, para quem conhece o blog) e comentar os lançamentos e outros fatos da diva loira de plástico.

     Ontem alguns colecionadores começaram a postar as fotos das novas Birthday Wishes que já estão no site thebarbiecollection.comcom lançamento previsto para 01/01/2017, e assinadas por Carlyle Nuera. Assim como em 2016, a coleção 2017 conta com três bonecas: afro americana, caucasiana e hispânica. Dá uma olhada:

Imagem: thebarbiecollection.com

Imagem: thebarbiecollection.com

     Vejo apenas dois pontos positivos: pela primeira vez o molde Shani (1990) é utilizado em uma boneca com corpo ModelMuse. Outra coisa que me agradou foi o uso do molde Bebe, ou Carnaval (2003) na versão hispânica, e que está com uma pintura de rosto bem bonita.

     Pontos SUPER negativos: creio que está meio óbvio não? Rosa de novo! Além do  mais, o vestido consegue ser muito mais pobre que do ano anterior. Com exceção da versão hispânica, a boneca loira e a boneca negra estão com pinturas de playline. Já vi diversos colecionadores americanos reclamando do olho “cartoonish“, termo que remete aos desenhos animados ou do próprio seriado da Barbie. Bom, sou suspeito para falar já que prefiro olhos menores e mais apertadinhos, esses olhos grandes para mim estão bem longe de deixarem a boneca com ar de colecionável e isso a cada ano que passa se acentua. Ainda escreverei sobre isso.  Outro fator que eu considero negativo é o uso do molde Millie na versão caucasiana. Se antes Mackie e CEO eram os mais explorados, pelo visto Millie is the new black!

     A série Birthday wishes teve um descanso entre 2006-2012, e voltou com tudo trazendo a cor favorita da Barbie. Vamos rever:

Birthday Wishes 2013 (esq., molde Mackie) e Birthday Wishes 2014 (dir., molde CEO).

Birthday Wishes 2013 (esq., molde Mackie) e Birthday Wishes 2014 (dir., molde CEO).

     Em 2015 a Mattel inovou lançando três opções para a série, com as versões afro americana (molde Goddess), caucasiana (molde CEO) e hispânica (molde Aphrodite). Talvez a única “inovação” tenha sido o molde Aphrodite em uma tonalidade não vista antes. O vestido cada vez mais tenebroso, dessa vez tomara que caia:

Barbie Birthday Wishes 2015

Barbie Birthday Wishes 2015

     A proposta de 2015 continuou no ano seguinte, com os seguintes moldes: afro americana (molde Pazette), caucasiana (molde CEO pela terceira vez consecutiva!) e hispânica (molde Teen Skipper). O vestido de 2016 melhorou se comparado ao ano anterior, no mesmo estilo dos vestidos de 2013 e 2014 com manguinhas:

Barbie Birthday Wishes 2016

Barbie Birthday Wishes 2016

     E pra finalizar, o vestido de 2017 (que grita economia!):

Barbie Birthday Wishes 2017

Barbie Birthday Wishes 2017

     Para mim a ideia de trazer moldes diversos na série é louvável, porém não compensa a falta de criativa em sempre explorar a mesma tonalidade. Além disso, a qualidade dos vestidos aparentemente estão cada vez piores, o que não faz jus ao selo de bonecas colecionáveis. Para quem gosta de adquirir bonecas com moldes de rostos pouco usados, talvez essa seja a opção para comprar a versão afro americana ou hispânica e trocar as roupas das bonecas. Gosto de ter bonecas com moldes diversificados, desde que as roupas sejam bonitas ou a proposta seja atraente. Não é o caso das Birthday Wishes para mim.

     E vocês, curtiram?

     Até a próxima.

7 comentários sobre “Barbie Birthday Wishes 2017

  1. Que bom que vc voltou!! Apesar de nao comprar nenhuma doll a quase 1 ano( e acho que nao comprarei mais), continuarei acompanhando o seu trabalho que para mim e um dos melhores..Muitas das minhas dolls eu comprei inspirado por vc e nunca me decepcionei..

    • Olá Marcos tudo bom? Obrigado pelas palavras, me sinto inspirado a continuar quando recebo elogios. Também diminui bastante o ritmo de compras, tenho mantido o foco nas fantasy dolls já que designer dolls tem decepcionado bastante. Acabamos ficando mais seletivos nas escolhas. Você está deixando de colecionar? Um abraço.

  2. Oi Igor
    Q saudade deste Blog q amei conhecer, vc não imagina a falta q fez!!
    E falando deste post gostei muito da molde carnaval q pra mim é a única q se salva e mesmo assim só o rosto, pq a roupa está terrivel, assim como as Hollidays 2016 https://www.google.com.br/search?q=barbie+holiday+2016&biw=1280&bih=894&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiSt-WIo5zQAhWCjpAKHaRcAbMQsAQIHQ#imgrc=GxQIn3DnBCpmRM%3A q pelo menos das bonecas eu gostei e pretendo adquiri-las!!
    Ótima volta pra vc!!

  3. Só mesmo Carlyle para usar moldes que estavam a séculos no limbo!!! Ele é minha única esperança na linha colecionável, pena que esse vestido tá bem estilo Holiday baixa renda.

  4. Os olhos cartunizados são o meu mais novo pesadelo, substituindo a famigerada cola dentro da cabeça das dolls, e que dispensa comentários sobre o horror que provoca (pareeeeeeeeeece que a Mattel mudou a qualidade do produto, que agora cumpre a função de segurar os fios sem ensebá-los). Esses olhos enormes “playlinelizam” as bonecas, que parecem saídas das Lojas Americanas, o que me leva a pensar que ou a Mattel não conhece seu consumidor mesmo, pois os pais não costumam comprar as collector para crianças – no Brasil, pelo menos, não acredito que sejam o grande público delas – ou que a diretoria da fabricante decidiu testar o nível de loucura dos colecionadores, apostando que seguiríamos adquirindo Barbies cada vez mais feias, malvestidas e produzidas com material inferior. O molde Millie é mais um sinal do apocalipse: o sorriso imbecil dele só serve para reforçar o estereótipo da loira retardada. Apesar dos pesares, já encomendei a afro, pois curto rostos diferentes e o Shani vai ser novidade na minha turma. Depois eu conto o que achei dela, rsrs.

    • Oi Jeffe, quanto tempo menino, bom te ver por aqui. Ri muito da definição do molde Millie, sorriso imbecil foi o melhor. Eu sinceramente odeio esses olhos cartunizados, para mim a Mattel deve fazer isso com um único motivo: evitar que os olhos borrem na linha de produção ou saiam vesgos quando são muito pequenos. Não sei se são pintados à mão ou carimbados, mas de uma forma ou de outra parece muito mais fácil pintá-los maiores. Não vemos nenhuma fantasy ou bonecas de 100 dólares com olhos assim, já em selos inferiores só tem aumentado. E realmente ficam com cara de boneca playline, o que tem desanimado muita gente. Nem me fala da cola na cabeça, espero não ter bonecas com cara verde em um futuro próximo. Boa sorte com sua Shani, vou esperar a Mattel ter a boa vontade de trazer esse molde lindo com uma pintura melhor. Um abraço meu querido.

Deixe um comentário

