On the avenue convention Barbie Dolls: o ponto de virada da Mattel

     Olá amigos colecionadores  e leitores, como estão?

    Já sou como aqueles animais raros que dificilmente dão as caras, mas volta e meia respondo comentários aqui ou converso com amigos por outros meios.  Mas aviso que deixar de escrever não é uma opção, só gostaria de ter mais tempo para isso. Nos últimos anos, além da falta de tempo também estava bem desanimado com a linha colecionável, mas vejo alguns progressos e um novo rumo para a linha collector (e quem sabe estar mais ativo no blog). Hoje, ao invés de criar um post para criticar, venho enaltecer o último trabalho do designer Carlyle Nuera e as bonecas da convenção americana  que aconteceu entre os dias 11 e 14 de julho no estado do Arizona.

    E já adianto o que eu achei delas quando vi: de tirar o fôlego!

     Primeiramente, vamos falar dos moldes. Quem acompanha o blog já deve ter lido que eu simplesmente amo o molde Daria, e sempre achei uma pena só ter sido usado quatro vezes desde 2004 (Daria Celubutante 2004, Daria Shopping Queen 2005, Wind Rider 2006 e 007 Dr.No em 2010).  Esperava que a Glinda Glamour viesse em uma versão ruiva com esse molde, mas infelizmente usaram o batido molde Aphrodite na boneca. Imaginava uma ruiva utilizando esse molde, e ontem quando vi essa boneca fiquei com a sensação de desejo atendido. Não foi na coleção que eu esperava, porém superou muito mais as minhas expectativas. Os tons utilizados na versão caucasiana foram acertos, num padrão de pintura de rosto mais recente, com olhos maiores porém dentro da estética que considero colecionável, e não com cara de playline. Achei o estilo da pintura parecido com o da Mutya.

     A versão negra ganhou o recém lançado molde Selma DuPair, mas sem a pegada dos anos 1920 que tem a boneca que deu nome ao molde. O resultado é um rosto com traços negros, feminina e delicada, e uma pintura tão linda quanto da versão caucasiana. Diferente de anos anteriores (como exemplo a boneca da convenção de 2014, Midnight Celebration) em que a boneca negra e caucasiana tinham o mesmo molde e roupa, esse ano não só o Carlyle teve a ótima ideia de usar moldes diferentes, mas de usar cores diferentes nas roupas e, a maior e mais significativa mudança de todas, as bonecas são um giftset com roupas extras no corpo curvy articulado!!!

Tiragem da boneca: 2.000 unidades

Tiragem da boneca: 2.000 unidades

     Carlyle chegou já causando né! Sua primeira criação para uma convenção trouxe as inovações que muitos colecionadores queriam: bonecas diferenciadas do que já foi feito, sabendo usar todos os recursos e aprimoramentos que a empresa dispõe para criar bonecas lindíssimas e que ilustram o que está posto em discussão em nossos tempos, a diversidade.

    O designer parece entender os anseios de colecionadores mais exigentes e fãs de diversidade étnica e nos presenteia com o que queremos ver e ter. Tem feito um excelente trabalho ressuscitando moldes antigos, criando novos, ousando nas combinações de tons de pele, cabelo e maquiagem, e criando bonecas diferentes daquele exército de Mackies, Laras, Aphrodites ou Karls que estamos acostumados a ver nos últimos anos. É como se o designer lesse cada comentário em rede social, cada pedido dos colecionadores e colocado tudo nas bonecas que vemos nas fotos. Um molde antigo e um novo, bonecas com versões diferentes mas que de fato são diferentes uma da outra, corpo articulado que muitos gostam e na linguagem do século 21: adeus padrões de beleza desnecessários. Esse é o resultado de um designer que nos ouve e nos entende. Obrigado Carlyle por manter acessa a chama do colecionismo em meu coração, pelos comentários que tenho lido na internet esse é o sentimento de muitos.

     A genialidade do designer não ficou só na inovação dos moldes e corpo: as roupas estão incríveis. O próprio Carlyle na convenção disse que a ideia era remeter a diversão dos anos 90 e ao que ele próprio brincava, quando os giftsets nos possibilitavam um mix de roupinhas diferentes que podiam ser combinadas entre si. Atrelada à essa vontade do estilista está as referências de moda dos anos 90, e o resultado final ficou maravilhoso!

As bonecas ao centro como vem na caixa e aos lados com suas roupas extras.

 

Charme das combinações

Apaixonado nas duas!

     Sabemos das dificuldades de como é ser colecionador no Brasil, dos preços elevados, do lugar não privilegiado em que nos encontramos e dos percalços no mundo do colecionismo, para citar a perda de nossa convenção bienal. O público americano é bem mais crítico, com poder aquisitivo bem maior e podem financiar um evento do porte do deles e receberem tal boneca de “presente”.  Entretanto essa boneca já é uma conquista em tempos onde vimos tantas pessoas desmotivadas com o hobbie, não só no Brasil mas colecionadores do mundo todo criticando o descaso da Mattel com a marca.  Vejo esse lançamento e a resposta positiva das pessoas como uma abertura para novos tempos e melhorias nos produtos, como já vem acontecendo esse ano. Com um designer colecionador como o Carlyle nos trabalhos, a chance de sermos ouvidos e atendidos é maior.

   E para nós, meros cidadãos do terceiro mundo, com muitos impostos e moeda desvalorizada, conseguir tais bonecas é sempre aquele valor de rim que deixamos. Que a caçada comece! Não sei qual das duas escolher, socorro!!!

     Deixe seu comentário e me conte o que você achou das bonecas e se acredita que as coisas melhoraram (ou não) e suas expectativas.

Beijo no coração.

Igor.

Crédito das imagens: fashiondollchronicles.com

Anúncios

5 comentários sobre “On the avenue convention Barbie Dolls: o ponto de virada da Mattel

  1. Oi! Sou novo no blog, mas já estou adorando!! Os molds das bonecas da convenção desse ano são lindas mesmo(A AA então é maravilhosa)!!! As roupas não curti muito esses tops de tule, o collant preto com e as saias são bonitos até ^^. Espero que Carlyle ajude a reerguer um pouco a nossa querida Barbie.
    Um grande abraço!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s