2018 Holiday Barbie Dolls

     Olá leitores, olha eu aqui de novo!  A pedido da amiga Neuma vou falar sobre a coleção 2018 Holiday Barbie Dolls e comparar as atuais bonecas com a de anos anteriores.  Me acompanhe.

2018 Holiday Dolls (Imagem The Barbie Collection)

     Já é uma tradição da Mattel desde 1988 lançar anualmente uma ou mais versões da boneca que celebra o feriado natalino, com muito babado, tule, e como na maioria dos anos, cores que remetem aos enfeites e tradições natalinas.  A partir de 2012 a empresa começou a lançar três versões da boneca, com algumas variações, seguindo o padrão de uma negra e duas caucasianas (sendo uma loira e a terceira com cabelos castanhos ou pretos). Foram: em 2012  com vestido vermelho uma Goddess e duas Mackies, em 2013 com vestido prata uma Pazette e duas Mackies, em 2014 com vestido vermelho uma Goddess e duas Generation Girls/CEO, em 2015 com vestido vermelho uma Mbili e duas Mackies.

     Esses quatro anos seguiram padrões repetitivos em cores e moldes de rostos que já haviam sido usados nesta mesma coleção em anos anteriores.  A mudança mais significativa das Holidays começou em 2016, quando a empresa de fato produziu três bonecas distintas, com moldes de rosto e cores de roupa diferentes nas três versões:

2016 Holiday Barbie Dolls (Imagem The Barbie Collection) 

      Além das versões loira (Millie), negra (Claudette) e morena (Neysa), uma quarta versão ruiva com o molde Millie foi lançada como exclusiva da loja K-Mart. Apesar dos esforços da empresa em usar moldes novos, a boneca não agradou muito os colecionadores, seja pelo preço (U$39.95), caixa (globo de cristal) ou a qualidade da roupa, com o corpete plástico em cima de um vestido simples. Basta ver os comentários nas páginas das bonecas no site thebarbiecollection e ver a quantidade de 1 em 5 estrelas dada para as bonecas.  Gostei da Mattel ter feito uma pintura de “collector” para o molde Neysa, de usarem novamente o molde Claudette, e até da pintura do molde Millie, mesmo eu não me simpatizando pelo molde, mas divido a mesma opinião sobre a qualidade com outros colecionadores. Iria querer dar uma roupa nova para as bonecas caso as comprasse.

     Para 2017 a coleção manteve a ótima ideia de um molde diferente para cada boneca, sendo a loira Closed mouth Millie (de novo, mas com a boquinha fechada, rs), negra Lavinia (molde da coleção Harlem Theater novamente, coisa linda) e morena Mermaid (bem pouco usado). Porém, mantendo a tradição dos anos anteriores, um erro: o mesmo vestido, e bem pobre, para as três bonecas, com o adicional de uma estrela desnecessária nas costas do vestido, podendo ser removida.

2017 Holiday Barbie Dolls (Imagem The Barbie Collection)   

     Cheguei a ver as versões loira e morena em loja, e achei bem feias. Todas as caixas que peguei achei o acabamento das roupas bem pobre, e algumas pinturas mais desleixadas que outra.  A mais interessante na minha opinião é a negra, com um molde sendo usado pela segunda vez mas agora em corpo ModelMuse. É o mesmo caso das bonecas de anos anteriores, aproveita-se a boneca e dispensa-se a roupa.

     Este ano a coleção completou 30 anos, e para a ocasião nada mais óbvio que se inspirar no vestido da primeira boneca da coleção:

1988 Holiday Barbie Doll (Imagem Annalisa Bianca Fornasier/ flickr)

     De volta às raízes, no tradicional vestido vermelho, as versões de 2018 contam com três moldes diferentes, Millie ( voltou a abrir a boca), Asha e Tori ( ambas os moldes já haviam sido ressuscitados pela Linda Kyaw na coleção University Cheerleaders em 2013):

2018 Holiday Barbie Dolls (Imagem The Barbie Collection)

     A releitura da primeira boneca conta com um vestido vermelho com camadas de tule horizontais no corpete e saia, 30 pedras brancas divididas na tiara, colar e bracelete celebrando os 30 anos da coleção. Ao invés de uma estrela inútil nas costas, este ano apostaram o gasto de material em acessórios que embelezem as bonecas e que quebre a quantidade de vermelho usado na roupa, maquiagem, unha e sapatos.

     Assim como na coleção de 2017, em 2018 minha preferida de longe é a boneca negra, pelo “conjunto da obra” e molde de rosto. Achei fofa a homenagem a primeira boneca lançada, as bonecas estão melhores que do ano anterior, mas ainda vejo desgaste e repetição de ideias nesta coleção. Há três anos atrás fiz um post sobre essa coleção comentando as bonecas de 2007 até 2015 (clique aqui),  e mantenho minha opinião: no quesito qualidade de roupa e maquiagem os melhores anos foram de 2007 até 2011 (em se tratando do corpo ModelMuse nessa coleção).  Não escrevi sobre as coleções de 2016 e 2017 até então,  e minha opinião é que elas melhoraram apenas no quesito molde de rosto. Curiosamente, as coleções de 2017 e 2018 são assinadas pelo Carlyle Nuera, com seu maravilhoso trabalho de variar em moldes de rosto.

     Não sou fã dessa coleção e não aprecio todos os trabalhos já feitos. Acredito que  nos últimos anos tentaram manter a tradição mas acabaram pecando na qualidade, sendo compensada à falta desta em arriscar variações. Atrelada a crise e decrescente qualidade, são lançadas bonecas que dividem opiniões: ou você ama muito, algumas partes, ou destesta totalmente. Eu sou do grupo em cima do muro, e vc?

Comentem.

Beijos,

Igor.

Anúncios

4 comentários sobre “2018 Holiday Barbie Dolls

  1. Resumo: Holiday dos anos recentes; as negras são sempre melhores que as loiras. As roupas mesmo que tenham inovações continuam ruins. Não aguento olhar pra cara desse molde Millie, seja com boca aberta, fechada ou até sem boca ele sempre é irritante.

  2. Os vestidos são terríveis. Mas as tenho pego só por causa dos moldes q pelo menos isso tá bem legal. Q bom q vc voltou a postar. Vc foi a minha primeira referência e me ajudou muito a começar a colecionar. Meu querido vc poderia atualizar os moldes de rosto? 😙

    • Oi Everaldo, que bom ver você aqui novamente. Voltei bem animado com as mudanças deste ano, espero que de fato as coisas tenham melhorado na Mattel. Fico feliz de saber que você acompanha e que o blog ajude em algo. Pretendo atualizar os moldes assim que terminar as páginas de todos os anos, atualizei as fotos até 2016, vc viu? Pedido anotado. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s